Pular para o conteúdo principal

Punho

A articulação do punho é formada pelas articulações radio-ulnar distal e rádio-cárpica.

A articulação rádio-ulnar distal é uma juntura trocoide formada entre a cabeça da ulna e a incisura ulnar da extremidade inferior do rádio. É unida pela cápsula articular e pelo disco articular.

Cápsula Articular – É constituída de feixes de fibras inseridas nas margens da incisura ulnar e na cabeça da ulna. Apresenta dois espessamentos denominados Ligamento Radioulnar Ventral e Ligamento Radioulnar Dorsal.

Disco Articular – Tem forma triangular e está colocado transversalmente sob a cabeça da ulna, unindo firmemente as extremidades inferiores da ulna e do rádio.

A articulação rádio-cárpica (sindesmose) é uma juntura condilar. É formada pela extremidade distal do rádio e a face distal do disco articular com os ossos escafoide, semilunar e piramidal. A articulação rádio-cárpica é formada pelos seguintes ligamentos:

Ligamento Radiocárpico Palmar – É um largo feixe membranoso inserido na margem anterior da extremidade distal do rádio, no seu processo estiloide e na face palmar da extremidade distal da ulna. Suas fibras se dirigem distalmente para inserir-se nos ossos escafoide, semilunar e piramidal.

Ligamento Radiocárpico Dorsal – É menos espesso e resistente que o palmar. Sua inserção proximal é na borda posterior da extremidade distal do rádio. Suas fibras são dirigidas obliquamente no sentido distal e ulnar e fixam-se nos ossos escafoide, semilunar e piramidal.

Ligamento Colateral Ulnar – É um cordão arredondado inserido proximalmente na extremidade do processo estiloide da ulna e distalmente nos ossos piramidal e pisiforme.

Ligamento Colateral Radial – Estende-se do ápice do processo estiloide do rádio para o lado radial do escafoide.

Distalmente às articulações estudadas acima, encontramos ainda as articulações intercárpicas, carpometacárpicas, intermetacárpicas, metacarpofalangianas e interfalangeanas.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Joelho

O complexo do Joelho localiza-se na transição entre a coxa e a perna e é considerado a mais complexa articulação do corpo humano. O Joelho é primariamente uma articulação sinovial do tipo gínglimo (em dobradiça). Além de todas as estruturas contidas em uma articulação sinovial, a articulação do Joelho contem amortecedores extras, sob a forma de blocos de cartilagem. O joelho é a denominação dada a um complexo articular formado pelas: – articulação tibiofemoral medial – articulação tibiofemoral lateral – articulação femoropatelar   Superfícies Articulares da Articulação do Joelho As faces articulares da articulação do Joelho são caracterizadas pelo seu grande tamanho e suas formas complicadas e incongruentes. O fêmur inclina-se medialmente no joelho, enquanto a tíbia está quase vertical. A fíbula não está envolvida na articulação do joelho Articulação  Tibiofemoral Medial  é formada pelo côndilo medial do fêmur e o côndilo medial da tíbia, ou platô ...

Músculos do Tórax

MÚSCULOS DO TÓRAX   É localizado na região superior do tronco e definido anteriormente pelo osso esterno, lateralmente pelas costelas e posteriormente pela coluna vertebral. Os músculos do tórax são estruturados em 2 regiões: v   REGIÃO ÂNTERO-LATERAL 1. PEITORAL MAIOR Inserção Medial : 1/2 medial da borda anterior da clavícula, face anterior do esterno, face externa da 1ª a 6ª cartilagem costais e aponeurose do oblíquo externo do abdome. Inserção Lateral : Crista do tubérculo maior. Inervação : Nervo do peitoral lateral e nervo do peitoral mdial (C5 – T1). Ação : Adução, rotação medial, flexão e flexão horizontal do  ombro.   2. PEITORAL MENOR Inserção Superior : Processo coracoide. Inserção Inferior : Face externa da 3ª, 4ª e 5ª costelas. Inervação : Nervo do Peitoral Medial (C8 – T1). Ação : - Fixo no Tórax : Depressão do ombro e rotação inferior da escápula. - Fixo na Escápula : Eleva as costelas (ação inspiratór...

Músculos do Abdome

MÚSCULOS DO ABDOME v REGIÃO ÂNTERO-LATERAL   1-       RETO ANTERIOR DO ABDOME Inserção Superior : Face externa e inferior da 5ª à 7ª cartilagens costais e processo xifoide. Inserção Inferior : Corpo do púbis e sínfise púbica. Inervação : 5 últimos nervos intercostais Ação : Aumento da pressão intra-abdominal (Expiração, Vômito, Defecação, Micção e no Parto). -  Fixo no Tórax : Retroversão da pelve. -  Fixo na Pelve : Flexão do tronco (+ ou – 30°).   2-     PIRAMIDAL DO ABDOME Inserção Superior : Linha Alba. Inserção Inferior : Corpo do púbis e ligamento púbico anterior. Inervação : 12º nervo intercostal. Ação : Tencionar a linha alba.   3-      OBLÍQUO EXTERNO DO ABDOME Inserção Superior : Face externa das 7 últimas costelas. Inserção Inferior : ½ anterior da crista ilíaca, EIAS, tubérculo do púbis e linha alba. Inervação : 4 últimos nervos intercostais, nervo ...